quarta-feira, 2 de maio de 2007

Resumo Do livro Do professor - 1.1 e 1.2


Resumo do capítulo 1.1 e 1.2 do livro Rio Cricaré

1.1 - Entendendo os americanos...
Muitos estudiosos acredita que há mais de 40 mil anos, seres humanos saíram do Norte da China e chegaram à América. Esses Povos se espalharam pelo continente americano. Como por exemplo os esquimós que habitavam o extremo norte; os Maias que habitavam a América central e os índios no Brasil.
A família Tupi e a família Jê possuíam milhares de tribos. Quando os portugueses chegaram em 1500 em Porto seguro, eles encontraram os tupis, pois os botocudos (Jê) tinham sido expulsos para o interior. A guerra também fazia parte da vida do índio, pois encaravam os portugueses com muita coragem.

1.2 - São Mateus e os Primeiros Habitantes
Quando os primeiros portugueses fundaram o povoado de São Mateus, em 1544, seus vizinhos eram os índios tupis. Após 14 anos portugueses e tupis se enfrentaram pela posse daquela terra. Séculos depois os portugueses enfrentaram os botocudos, que resistiram até o século 20.
Os tupis conseguiram desenvolver o plantio da mandioca. Com isso deixaram de ser dependentes da caça e da pesca. Eles só saíam de suas terras quando as plantas começavam a produzir menos, classificando-se como seminômades.
Na aldeia tupi, eles moravam em casas coletivas quer eram construídas em torno de um grande pátio, onde aconteciam as festas, as danças, os jogos, as cerimônias religiosas.
Os homens acordavam cedo para caçar em grupo, trazia comida para toda a tribo sem desperdícios. As mulheres eram muito trabalhadoras e respeitadas. Cuidavam da casa, das crianças, preparavam a caça para toda a tribo.
Os tupis conheciam uma quantidade enorme de plantas e ervas para curar várias doenças. O cacique era o chefe guerreiro, e o pajé era o homem que fazia contato com o mundo dos espíritos, a religião era ligada às forças da natureza.
Na sociedade indígena não existia pobreza, pois todos índios repartiam tudo entre eles.
Os meninos eram preparados para a guerra, pois sempre lutavam com as tribos inimigas.
Em São Mateus foram encontrados restos de vasos de cerâmica e urnas funerárias, que provam o passado dos tupis na cidade.
Os tupis abandonaram a região de São Mateus, devido principalmente às doenças que os portugueses traziam, entao no século 17 a região do Cricaré ficou livre novamente, para que os Botocudos voltassem a habitar o local.
Os botocudos não tinham o hábito de plantar; alimentavam-se da coleta de frutos e vegetais, da caça de animais e da pesca de peixes.Eles eram nômades, estavam sempre se deslocando em busca de outros alimentos.
Os botocudos que viviam nas proximidades de São Mateus não tinham medo de enfrentar os europeus. Durante muitos séculos, a região Norte do Espírito Santo foi considerada área desconhecida pelos portugueses, pois ninguém tinha coragem de conhecer essas terras.
Os índios botocudos eram tão temidos pelos portugueses que, no século 19, o imperador Dom Pedro II proibiu o massacre de índios em todo o Brasil.
Podemos encontrar vários sitios arqueológicos em São Mateus. Vários objetos antigos podem ser vistos no Museu de São Mateus.

Bernard e Rafael Pereira
Turma: v04
data: 02/05/2007
http://bernardrafael.blogspot.com/

Nenhum comentário: